21 de setembro de 2010

Por que crente não come doce de Cosme e Damião?

Dia 27 é o dia! Crianças na rua pra tudo quanto é lado, com mochilas, sacos e cara de quem está caçando um tesouro! Dia de Cosme e Damião!

Você já passou da fase, né?
Mas é normal o teu primo chegar na sua casa no dia seguinte, te dando, na maior boa vontade, um saquinho de doces que ele pegou....
Ou sua amiga da escola que aparece com a mochila lotada e distribui guloseimas pra todo mundo!
Você aceita? Pega um tequinho?
Quem nasceu num lar cristão é ensinado desde pequeno:
"Não aceite doces de Cosme e Damião, eles são oferecidos em culto a outros deuses!"
ou os mais radicais:
Mas pra quem nunca foi ensinado e não conhece a história, é indiferente. E a pergunta que a pessoa se faz é:
"Por que não comer? O que tem de errado?"

Cosme e Damião não eram assassinos, ladrões, torcedores do Vasco, ou seja lá o que for que desperte a ira nas pessoas; eles eram irmãos gêmeos e médicos. Diz a história, que eles não cobravam pelo trabalho e que obtinham a cura das pessoas orando e crendo em Jesus Cristo. A imagem dos dois foi deturpada pelas próprias pessoas, transformaram-os em santos e dignos de adoração.
Já disse o Apóstolo Paulo em I Timóteo 2 : 5 - "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."

Só há um Deus, capaz de nos ajudar e suprir todas as nossas necessidades! Não existem outros deuses e é por isso que não comemos doce de São Cosme de Damião, porque acreditamos que só o Senhor é Rei e nenhum outro.
Se os doces são oferecidos a eles, se são formas de pagamento de promessas, dispensamos. Nós não precisamos de nada disso, Jesus Cristo nos deu liberdade pra falar com ele diretamente, sem imagens, sem sacrifícios.

“Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus Zeloso” (Êxodo 20:4-5)

Isso é obra de Satanás, aquele nojento e sem vergonha! Mas nós somos muito mais fortes do que ele, porque somos filhos de Deus!
Ensine a seus irmãos, primos, aos pequenos a sua volta, a verdadeira história de Cosme e Damião. Eles vão ficar tentados a comer um docinho, então compre na vendinha, no mercado, faça um saquinho de doces e ore com eles, pedindo ao Senhor que abençoe aquele alimento.

Considerações finais:
"Cocô de Rato":
Você já viu alguma criança comendo isso em outra época? NUNCA! 

Nem vendendo por aí se vê... Mas nunca falta em dia de Cosme e Damião.
Fica mais claro ainda saber se deve ou não comer por um simples método: Leia o nome e analise.
Sem mais palavras, fim.

Beijo e queijo,
que Deus te abençoe irmão!
Renata Flávia.

Comentário rápido:

16 comentários:

Tirando a parte dos torcedores do vasco(pegou mal heim!) eu amei seu texto simples claro e objetivo. como não da pra curti vou copiar e colar como nota no meu face, claro com seus devidos créditos e link para quem quiser ver. Nem sempre sabemos como explicar certas q nós evangélicos sabemos coisas mas quero que todos os meus amigos entendam. Beijinhos fica na paz

So há um porém, acho que os catolicos nao fazem essa diferença com as pessoas que são deste credo protestante. Acredito pessoalmente que nós catolicos nao fazemos acepçao de pessoas justamente porque sabemos que isso é errado. Mas deviamos fazer, pois tenho varios amigos que me enviam figurinhas com dizeres e mensagens biblicas comentadas por algum pastorzinho que nem conhecimento teologico muito menos exegética possui. Normalmente atualizaçoes históricas erradas e seriamente manipuladas. Acho que deveriamos erguer essa bandeira... nao aceitar mais esse tipo de propaganda de igrejas que se mostram contrarias a nossa fé cristã, nao protestante. Justamente por nos desviarem do culto cristão que possuimos e fazemos, por serem um atentado a nossa liberdade de culto, pois todo ser humano é livre de acreditar em Deus da maneira que ele dispor. E um atentado a nossa inteligencia,,,pois os protestantes se veem como mais espertos em interpretaçoes biblicas, ou pelo menos sabem citar mais textos e onde se encontram.
Pra vcs terem uma ideia os cristão são minoria no mundo e na europa, justamente por motivos de moralidade, milhares de pessoas abandonaram as comunidade protestantes e tratam-nas com total insignificancia. Esse exagero exacerbado por palavreado bonito e medo de coisas contrarias é comum das pessoas que tem uma fé fraca, debil e sem sentido.

Em resposta ao anônimo do comentário acima:
Antes de tudo, respeito o anonimato, é uma condição de liberdade de expressão no meio virtual que todos temos; porém, pra quem defende uma opinião e "levanta uma bandeira" essa atitude se torna contrária ao seu ideal. Se é preciso esconder a identidade de algo que se defende, meu conselho é pensar mais a respeito sobre seus conceitos.

Bem, entendi sua colocação. E percebi que ela não teve um foco no post e sim, em algo totalmente diferente, sobre "richas" entre religiões. Bem, infelizmente sobre isso eu não posso te ajudar. Pois eu não defendo religião, eu defendo a fé em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo. Defendo a Palavra do Senhor, que é luz para os meus caminhos. Sobre "richas" entre protestantes e católicos, eu nada posso dizer, pois isso não faz parte da minha vida.
Eu tenho um bom senso de interpretação, e pelo seu comentário o que eu senti foi um sentimento de raiva, indignação e até de alguém que se sente ofendido. Se esses sentimentos partiram após a leitura desse post, eu peço perdão, causar isso não foi minha intenção. Não sou eu melhor do que você, nem mesmo com fé maior. Mas eu escrevi o que o Senhor tem me mostrado.
Porém, se esses sentimentos partem de outras questões que eu nem posso imaginar quais são, humildemente te aconselho a ler a Bíblia. Pois a Verdade está nela. Nem eu, nem ninguém vai poder te mostrar; mas somente o Senhor.

Ótimo Renata!
Gostei muito de ler seu post, pois sou nova convertida e tinha uma certa duvida referente a esse assunto.
Referente ao comentário do nosso amigo acima, ele cita que que nós cristãos somos minoria, talvez seja mesmo, pois ser ''CRISTÃO'', é um privilegio que poucos conhecem, deveriam conhecer mais, seguir a palavra do Senhor, para os fracos é difícil.
Ler a bíblia, meditar nela, dobrar o joelho no chão, jejuar, tentar ser como nosso Senhor para os fracos é difícil.
Por isso que nós possamos ser a minoria, porque todo os resto gosta do mais fácil, mas o mais fácil sempre acaba rápido.
Deus quando faz uma obra, passamos por provas que muitos não aguentam e desistem, mas quem passa por ela, no final tem uma vitoria tremenda, porque ele não faz nada pela metade, mas com perfeição.
FICA A DICA AMIGO.

Genesis 1:30

Vocês como pessoas de fé, deveriam ser mais complacentes, ao meu ver todos os alimentos que estão na terra são dados por Deus e o que vem de Deus sempre tem sua bênção, logo se vc acha que uma pessoa pode amaldiçoar ou sujar algum alimento o tornado impuro é porque sua fé em Deus é fraca como os argumentos dessa página. Leiam Mateus 15:11 e parem de pecar contra as pessoas. marcelogiovanini@hotmail.com

Ah esqueci de comentar sobre a galinha preta com farofa... se eu realmente estivesse com fome eu a comeria sim, pois sou o filho de Deus e não temo mau algum.

Eu não comeria uma galinha na encruzilhada porque é sujo, cheio de contaminações e nojento, mas quem tendo um amigo/parente no espiritismo e fosse visitá-lo, nao aceitaria qualquer coisa que lhe fosse oferecido para comer? "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.". (Lucas 10:19). Bando de crente medroso, maior é o que está em nós

o anonimo tem o direito de pensar como quizer porem ele deve observar que o texto se refere a o que diz a palavra de Deus e nao ao "meu ver" nós como pessoas de fé mencionamos aquilo em que cremos,a palavra de Deus e não o nosso modo de pensar,se eu expressar "meu ver" vai ficar uma salada no que se refere a fé,a palavra de Deus está acima de qualquer coisa.

só há um erro no seu post,os doces não são oferecidos a são Cosme e são Damião mas sim a orixas Ibejís que são vistos na ubanda como espíritos puros na forma de crianças.o dia dos orixas e comemorado no dia de são cosme e damião por causa do sincretismo.

tenhos que respeitar a opiniao dos outros e ama-lo tb , nao devemos criticar o comentario do irmao ai de cima . eu costumo debater esses assuntos da seguinte forma : eu sempre faço essa pergunta vc acredita na biblia? se acredita onde esta escrito essas coisas. e se nao acredita tento mostrar o amor q Jesus Cristo pregou.

Concordo com vc Renata Flavia, nossa bandeira é Cristo, nosso alvo é ele...Muitos falam , falam mas ñ dizem nada

Sacanagem falar do Vasco,o conteúdo do texto parece ser Bom.Mas a atitude que o autor agiu sobre os Vascaínos foi intolerável.Ato de clubismo

Cara, eu acho que, como somos criatãos podemos SIM pegar estes doces, mas antes de come r orar por ele e pedir ao nosso Senhor para tirar qualquer mal deste doce :), é só uma opinião, pf sem discussões !

Eu acho que quando chegarmos no portão do céu é melhor ficarmos sabendo que podia comer doce de Cosme e Damião e eu não comi do que chegar lá e ficar sabendo que não podia e por causa disso eu não poderia morar no céu com o Senhor

Fraco e vc q não conhece Jesus....

Nossa a moça que fez o blogger estava falando sobre doces de são cosme e damião e o povo ta falando sobre galinha preta da macunba com farofa e tudo mais gente esses comentarios que não tem nada ave guarda pra vcs ninguem e obrigada a abri um blogger e ver essas palhaçadas de vcs ,Beijos e obrigada