3 de novembro de 2010

Só isso, confie.

Josué, lembra-se dele?
Foi escolhido por Deus pra conquistar a Terra Prometida, pois Moisés já estava bem velho e perto de morrer. Tá lembrado, né?

O episódio que nós vamos tratar é o que está em Josué 5:13 :
Josué estava perto da cidade de Jericó, quando de repente um homem com uma espada na mão apareceu em sua frente.
—Você é do nosso exército ou é inimigo?
—Não sou nem uma coisa nem outra—respondeu ele. —Estou aqui como comandante do exército de Deus, o SENHOR. 
Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: —Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça?
O comandante do exército do SENHOR respondeu: —Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu.

Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade.
O SENHOR Deus disse a Josué: —Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados.
Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias.
Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. 
Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade.

"Peraí, peraí... Nós vamos destruir uma cidade inteira... No grito? Como assim? Olhe essas muralhas gigantescas, os portões bem fechados, e já viu o tamanho dos soldados de Jericó?? 
Além de virarmos motivos de piada, vamos virar picadinho! Nós precisamos de um plano infalível, isso sim! Um mapa, um esquema, cavar buracos, ensinar táticas violentas de guerra ao nosso exército, preparar armadilhas..."
Poderia ser essa a atitude de Josué, ele é humano, ele poderia deixar o medo falar mais alto e não atentar para as ordens do Senhor.

E essa situação me lembra um outro alguém... Gideão!
O povo de Israel estava sofrendo nas mãos dos midianitas, até que o Senhor enviou um anjo a falar com o rapaz de que ele era o escolhido para livrar Israel dos midianitas. Ele pediu sinais de comprovação para isso e recebeu de Deus, então confiante, reuniu os guerreiros e partiu.
Juízes 7:2
O SENHOR Deus disse a Gideão: —Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda.
Anuncie ao povo o seguinte: “Quem estiver com medo, que saia do monte Gilboa e volte para casa.” Gideão anunciou, e vinte e dois mil homens voltaram. Mas dez mil ficaram.
E o SENHOR disse a Gideão: —Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você. Se eu disser que um homem deve ir com você, ele irá. Se disser que outro não deve ir, ele não irá.
Aí Gideão fez com que os homens descessem até as águas. E o SENHOR Deus lhe disse: —Todos os homens que lamberem a água com a língua, como fazem os cachorros, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber.
Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.
Aí o SENHOR disse a Gideão: —Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.

"O quê? Precisamos de mais homens! 300 é pouco demais, vão acabar conosco! Precisamos de todos os homens lutando! E também as mulheres... e as crianças... e os idosos, isso! Um exército gigantesco!"
Gideão também poderia ter ficado chocado, achando um absurdo, com medo e desacreditado.
Mas não foram ordens do Senhor?
Se Ele disse que ia fazer desse jeito, não tem o que mudar. Pra quê você vai mexer alguns pauzinhos? Pra tudo cair por água abaixo?
"O SENHOR Deus disse a Gideão: —Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda."
Quem busca violar as ordens de Deus é porque deseja exaltar a si mesmo. Busca mérito próprio. "Cheguei até aqui e devo tudo a mim."

Não caia nessa.
Se Deus disse que você vai ser promovido aí no seu trampo, você não deve pisar nos outros, mentir e enganar para acelerar o processo. Isso é passar por cima das ordens de Deus.
Ele vai te dar uma namorada legal, mas você vai ignorar as ordens dEle se ficar cobiçando e dando em cima da namorada do seu amigo.
Também passa por cima das ordens de Deus se você cola em uma prova, sabia?

Jesus Cristo é fiel!
Ele só disse pra você confiar nEle e seguir Seus passos, só isso. Basta confiar.
Não viva para inflar seu ego. Viva para exaltar ao Rei dos reis, que é Todo Poderoso, que faz milagres acontecerem e que faz sempre o melhor pra você!

E já sabe os fins dos episódios, né?
Jericó foi ao chão com o grande estrondo do povo de Israel e Deus os concedeu a vitória!
E os midianistas? Quando os guerreiros começaram a tocar as trombetas e gritar, o exército inimigo se assustou pensando que estavam diante de um grande exército, então começaram a correr e a lutar entre si! Sem que Gideão e seus homens precisassem lutar com armas, Deus os concedeu a vitória!
Eles confiaram no Senhor e foram vitoriosos, vamos confiar também, pois "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre." (Hebreus 13:8) 

Confie, irmão!
Beijo e queijo, 
Renata Flávia.

Comentário rápido:

1 comentários:

Seu amigo visitou seu blog :)