1 de março de 2011

Por que crente se batiza?

A palavra "batismo" vem da palavra grega baptismo, que significa imergir, mergulhar, ou também cobrir completamente. Algumas igrejas tem seu batistério, outras utilizam piscinas, em outras vão até uma cachoeira, rio. Não importa o lugar e sim o ato que representa o a morte do velho homem. 
(crédito: Visão Missionária da Região Sul)
Isso quer dizer que a nossa vida nova começa antes do batismo, que a partir do momento em que nos arrependemos de nossos pecados e aceitamos a Cristo, já não somos mais quem éramos. "Mas assim como um morto deve ser imediatamente sepultado, espiritualmente, aquele que morreu para o mundo, não pode continuar com seu velho homem insepulto. O batismo nas águas é um representativo da morte e ressurreição do homem." (trecho do livrinho do meu estudo preparatório para o batismo)
"Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova." (Romanos 6:4)

Jesus disse aos seus discípulos em Marcos 16:16:
"Quem crer e for batizado será salvo"
Ou seja, o batismo é mais um processo da sua salvação. Nosso começo é conhecer a Cristo, nos arrependermos de nossos pecados e crermos Nele, e assim nós temos nosso próximo passo, nosso batismo.

Então como pode um recém nascido ser batizado? Quais são seu pecados? Ele nem ao menos tem consciência de seus atos e nem mesmo conhece a Cristo.
Uma pessoa é batizada quando ela tem consciência do que está fazendo e optou pelo batismo por um desejo de obedecer ao Senhor.
Pois o batismo é um mandamento e não um costume ou doutrina de certas igrejas. 
"Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;" (Romanos 6:5-6)

Se você já conhece a Cristo e O aceita como Senhor e Salvador, não espere você se tornar uma pessoa "menos pecadora" ou que vai mais vezes na igreja. O amor de Deus preenche todo o seu coração? Então é isso que importa! Porque você não é mais um pecador e sim justificado pelo sangue de Jesus.
"Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus." (I Coríntios 6:11)

Que Deus te abençoe!
Abraço apertado,
Renata Flávia.

Comentário rápido:

1 comentários:

Oi Renata, te mandei um e-mail sobre uma possível entrevista sua para o meu blog, não sei se você viu. Pode me mandar uma resposta? Gosto muito do seu blog. beijos